Adoração, pregação, a santa missa, a confissão, a amizade e a graça de Deus que se derrama sobre cada seminastas foi uma constância nestes dias de Renasem. Refletir o tema da cruz nos colocou aos pés do Grande Rei e Senhor de nossas vidas, Jesus Cristo: sacerdote, altar e cordeiro.
A Eucaristia é o lugar do encontro com Deus e com os irmãos. A Eucaristia é o alimento que nutre cada vocação e que nos fortalece para a missão. Abraçar o Cristo Glorioso é abrir-se para a dor e perceber que a cruz é uma realidade no ministério sacerdotal. Portanto, foi ao redor da Eucarístia que, Bispos e padres marcaram presença neste Renasem e presidiram a Santa Missa, nos ajudarando a refletir a dimensão sacrifical do ministério sacerdotal e a abraçarmos a missão de Jesus, nosso verdadeiro sacerdote.
O Renasem é marcado, todos os anos, por uma entrega sincera de cada seminarista, por isso, o espaço do retiro torna-se um campo de misericórdia, onde a graça de Deus abunda as nossas vidas e nos coloca de pé para responder com fidelidade ao chamado de Deus. Diante de nossas faltas, a reconciliação com Deus pelo sacramento da confissão é um voltar à amizade com o Senhor e caminhar com Ele em nossa opção de vida.