MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

segunda-feira, maio 15, 2006

PENSAMENTO FILOSÓFICO


EDMUND HUSSERL E A FENOMENOLOGIA

Por: Jurandir da Silva Paz
(Seminário Central São João Maria Vianney em Salvador-BA)

"Husserl é considerado aquele que deu início aos estudos fenomenologicos, ou seja, a fenomenologia como uma corrente que estuda o mundo enquanto fenômeno dado pela consciência. A consciência só existe como consciência de algo, por isso a consciência é intencionalidade. Esta caracteristica intrínsica da consciência, de ser intencional é assunto discutido dentro de uma linha psicológica.
No estudo fenomenológico husserliano não há mais aquela herança dicotômica do conhecimento, entre o sujeito e o objeto, pois o aspecto importante do conhecimento é a relação sujeito-objeto.
A fenomenologia husserliana é a doutrina universal das essências, em que se integra a ciência da essência do conhecimento (cf. A idéia de fenomenologia). Ela estuda o aparecimento dos fenômenos na consciência, tendo como finalidade conhecer a essência das coisas no que ela se mostra, e não no que é exterior a ela.
Em suma, a fenomenologia é o estudo do fenômeno apresentado na consciência, e aqui, é entendido como tudo aquilo que podemos ter consciência, como exemplo: a recordação, a imaginação, a percepção... Pois, diz Husserl (Meditações Cartesianas) que quando recordo, eu recordo de alguma coisa, quando imagino, imagino algo e quando percebo, percebo algo e assim por diante. Por isso, ele diz que a consciência é sempre consciência de alguma coisa".

Referências:
HUSSERL, Edmund. A idéia de Fenomenologia. Tradução de Artur Morão. Rio de Janeiro: Edições 70, 1990.
______________. Meditações Cartesianas. Tradução de Frank de Oliveira. São Paulo: Madras Editora, 2001.

Nenhum comentário: