MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

quarta-feira, setembro 29, 2010

Nascer pela Semente da Palavra




Por Paulo Roberto Reis
Propedêutico 2010
Salvador - BA

É necessário refletir a cerca do poder que a Palavra de Deus exerce na vida da pessoa que deseja experimentar a docilidade e os apelos que o próprio Senhor faz ao nosso coração. Não se trata apenas de reconhecer a importância das Escrituras, mas permitir que sob a ação do Espírito Santo tenhamos uma experiência pessoal com Deus.
Vale à pena ressaltar a leitura orante da Bíblia (Léctio Divina), que é um constante exercício espiritual e que exige uma atitude de zelo. Assim, pois, “nasceste de novo, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a Palavra de Deus, viva e permanente” (1Pd 1, 23).
O “nascer” mediante a Palavra plasma uma autenticidade o chamado que Jesus nos faz, por isso, São Paulo diz aos colossenses “que a Palavra de Cristo habite em vós com abundância”.
De fato, todo cristão deve ser repleto da Palavra, que é uma semente lançada no terreno do coração de cada individuo, provocando questionamentos em relação a sua verdadeira essência.
A falta de conhecimento das Escrituras Sagradas leva o cristão a uma fé deísta. Contudo, a linguagem de Jesus é performativa por excelência, o que Ele faz se realiza em nós.
Fazer a experiência de pentecostes nos dias atuais é justamente se dobrar com humildade na escuta da Palavra de Deus, assim como Maria, a Senhora da Palavra Eterna.

Nenhum comentário: