MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

sábado, novembro 22, 2008

MINISTÉRIO RENASEM: Carta Aberta

Queridos irmãos do Renasem

Deixai-vos conduzir pelo Espírito ( Gl 5,16)
Esse é o apelo de Deus para nós. Esse é o apelo que permeará o nosso retiro, que se dará aos 12-16 de janeiro de 2009.
Recordamos, cheios de alegria e gratidão, os restauradores dias que passamos na Canção Nova, celebrando o nosso Jubileu de Prata. Quantas graças, quantas renovações, quantas conversões! Quantos irmãos, confiando em Deus, resolveram prosseguir decididamente na resposta generosa ao chamado de Deus. De fato, o Senhor deu-nos uma poção dobrada do seu Espírito, d'Ele ficamos cheios e a mão poderosa do Rei pôde operar maravilhas em nós!
Agora, pois, “deixai-vos conduzir pelo Espírito”! Uma vez que Deus, em sua liberalidade, abriu os tesouros de sua graça e fez-nos mergulhar nas torrentes do seu Espírito, necessitamos deixarmo-nos conduzir por Ele. Nossa fecundidade e santidade só serão possíveis se depormos a nossa realeza e entregarmos a coroa aquele que é verdadeiramente Rei e Senhor. Sim, irmãos, não somos bons monarcas, pois, fracos que somos, sempre nos curvamos diante de um outro soberano, pois nossa coroa é de papel. Rendamo-nos, pois, aquele que é o Rei da Justiça, o Príncipe da Paz, rendamo-nos ao doce domínio do Divino Paráclito!
“Deixai-vos conduzir pelo Espírito”! Como seminaristas carismáticos, que vivem do Batismo no Espírito, essa máxima do Apóstolo se torna para nós um grande imperativo. Ser conduzido pelo Espírito comporta assumir a identidade carismática, “sair de cima do muro”, abraçar o Batismo no Espírito e a vivência dos carismas como programa de vida, sustento da vida espiritual, método de evangelização. Lembra-nos Aparecida:
“(...) A Igreja necessita de forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade, no estancamento e na indiferença à margem do sofrimento dos pobres do Continente. Necessitemos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão e da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove a nossa alegria e a nossa esperança. Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atraente testemunho de unidade para que o mundo creia.” (n.362)”

Que essas palavras sejam fogo que inflame o nosso coração! Recuperemos o vigor de nossa vida espiritual, a juventude de nossa vocação e a eficácia de nossa evangelização voltando as nossas origens, como nos convida a Pastores dabo vobis,(n.68). É assim que testemunharemos Cristo para o nosso mundo desacreditado, é assim que seremos fecundos no coração da Igreja.
Convoco-vos, pois, irmão diletos – que estais presentes nas minhas orações – a recobrar ânimo e a prosseguir decididamente no chamado que Deus vos fez: chamado à santidade; ao sacerdócio, à Renovação. Unamo-nos para implorar ao Senhor que nos conduza com seu Espírito, que derrame copiosamente os seus carismas sobre nós para levantarmo-nos como aquela nova raça sacerdotal, sobre a qual profetizava D. Alberto em nosso jubileu. Acorramos à Bahia de todos os Santos e, sob a custódia de São Salvador, participemos do 29° Renasem, para que, como família, caminhemos como intrépido exército instituído pelo Senhor para vencermos a batalha de Cristo.
Que unidos à Santa Mãe de Deus intensifiquemos a nossa intercessão para que nada se levante contra esse tempo de graça, que é o Renasem, e contra os eleitos que dele desfrutarão.
Vemo-nos em Salvador!
Afetuosamente.

Michel Freitas de Sousa
Coordenador nacional do ministério para seminaristas

Nenhum comentário: