MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

domingo, maio 06, 2007

V Conferência do CELAM


Rumo à 5ª Conferência Geral
do Episcopado Latino Americano

O Conselho do Episcopado Latino Americano (CELAM) já iniciou a preparação da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano.

A primeira Conferência foi realizada em 1955, no Rio de Janeiro, quando o CELAM foi fundado; a segunda aconteceu em 1968, em Medellín (Colômbia), e a terceira, em Puebla (México), em 1979. A quarta Conferência foi a de Santo Domingo, em 1992, na ocasião do 5º Centenário do início da evangelização da América. Cada uma dessas Conferências marcou um período da evangelização no passado recente da América Latina.

Em junho de 2004, o Papa João Paulo II autorizou o Presidente do CELAM, o Cardeal chileno Francisco Javier Errazuriz Ossa, a iniciar os preparativos da 5ª Conferencia; desde então, várias reuniões, em diversos níveis, já foram realizadas. Em outubro de 2004 foram realizados quatro encontros continentais de representantes das Conferências Episcopais das diferentes áreas da América Latina: Cone Sul, Países bolivarianos, Caribe e América Central, com o México.

Nessas reuniões, foi feita a reflexão sobre os elementos essenciais de um possível texto preparatório: os desafios atuais da evangelização na América Latina e Caribe; os principais núcleos temáticos que deverão orientar as reflexões. Esse primeiro esboço foi encaminhado, oportunamente, a todos os episcopados da América Latina e do Caribe para a sua apreciação e enriquecimento.

O tema central contemplou o discipulado e o seguimento de Jesus na Igreja Católica, que se confronta novamente com sua missão evangelizadora na América Latina e no Caribe. Os núcleos temáticos tendem a reunir as reflexões em torno da identidade do cristão Católico e da perene atualidade do anúncio da Boa Nova para os povos e culturas desta parte do mundo; da pertença eclesial e da proposta antropológica cristã diante dos novos desafios. A urgência de uma nova postura missionária dos católicos latino americanos e caribenhos é preocupação central neste início da 5 ª Conferência.

Foi redigido o “Documento de participação” pela equipe de redação do CELAM. O texto foi entregue às Conferências Episcopais para mais um turno de contribuições.

Como se pode notar, pretende-se conseguir um envolvimento amplo das bases eclesiais da Igreja Católica na América Latina e no Caribe, para que o tratamento da temática e o texto preparatório possam corresponder, da melhor forma possível, à realidade do Continente. Semelhante metodologia foi empregada, com bom êxito, na preparação da Conferencia de Puebla.

Nenhum comentário: