MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

domingo, junho 18, 2006

PENSAMENTO TEOLÓGICO


Criando um Conceito sobre Teologia
a partir da Leitura do Livro:
LIBANIO. J. B. & MURAD, Afonso. Introdução á Teologia: Perfil, Enfoques, Tarefas. Capítulo 2: Conceito e Natureza da Teologia. 5º edição.São Paulo: Loyola, 1996, pp. 57-103.

A pessoa que faz teologia interroga-se sempre, sobre modo com o qual a fé é apresentada à sua vista. Quando a teologia não é estudada de forma humana, que toque o coração no sentido de profunda reverência, a mesma cai num empobrecimento de seu conteúdo, chegando até esquecer a sua função primária sendo: analisar os dados da fé, conciliando-a com bastante cuidado à razão. Tratamos então de uma teologia católica.
A teologia, tendo como o objeto de seu conhecimento os dados da fé, podemos então afirmar que o centro desta pesquisa é Deus, não esquecendo que esse estudo carrega um caráter científico (racional). Então podemos compreender que a teologia tem um método: a procura da integração entre a fides et ratio.
Para o mundo grego o discurso teológico tinha um sentido próprio, para algumas culturas nos remete sempre a algo transcendente, entretanto, no espaço cristão a teologia referir-se constantemente à pessoa de Deus, apresentando-no Jesus Cristo o seu filho muito amado.
A teologia tenta compreender o mistério que se revela (revelação), através da inspiração das palavras que Deus colocara nos lábios dos homens que escreveram o Livro Sagrado. A análise teológica tem a possibilidade de falar da pessoa, de sua vida, inserindo-a seriamente no contexto vital da sua vivência comunitária. Por isso, que é missão da teologia ser alicerçada na palavra de Deus, tendo uma sábia capacidade de aprofundar ainda mais a conjuntura da sua experiência de fé, transmitida pela Igreja.
O teólogo tem a capacidade de dialogar com as outras ciências, sendo que ele não o dever de dá todas as respostas, por isso, que a teologia do século XXI assume um caráter de escuta profundo, que ao mesmo tempo lhe capacita de uma forma melhor a construir uma linguagem mais acessível ao entendimento das pessoas, e entrando no campo da linguagem facilita a comunicação.
Destarte, a “teologia tem que ser traduzida em vida, em realidade”, com Deus e não sem Deus; com fé e não sem fé; com a inteligência e não sem inteligência – buscando sempre uma profunda reflexão dos acontecimentos históricos da vida de um povo.
Escrito por:
Ricardo Henrique Oliveira Santana
Coordenador diocesano de Salvador-BA

Nenhum comentário: