MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

segunda-feira, agosto 13, 2007

Sobre as reflexões...

Pe. Paulo Ricardo, reitor do Seminário Diocesano de Cuiabá, foi o facilitador das reflexões acerca do tema do retiro. Levou seminaristas e padres a refletirem, rezarem e amarem ainda mais Jesus pelas suas colocações teologicas e filosoficas sobre o tema. As reflexões seguiram os passos sugeridos por Bento XVI no livro já citado: primeiro usando o texto do Evangelho de Mateus sobre as tentações no deserto, fazendo um percurso por vários autores antigos e contemporâneos citados no livro.

O ponto chave das reflexões esta na leitura de Bento XVI, que se baseia na fé em Cristo, que só faz sentido entendê-lo a priori tendo Cristo em comunhão com o Pai. Falar de Cristo é falar também do Pai. O centro da personalidade de Jesus é o Pai. Jesus é verdadeiramente Homem, verdadeiramente Deus.

As colocações de Pe. Paulo foram enriquecedoras, em especial por falar de nossa realidade, realidade de quem busca o sacerdócio e que é importante sabermos que nascemos para Deus e que nossas cabeças não podem estar reclinadas sobre as realidades deste mundo, mas em Deus. Pois é lição de Jesus, que o Filho do Homem não tem aonde reclinar a cabeça, porque ela deve reclinar no Pai.

Nenhum comentário: