MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

terça-feira, outubro 23, 2007

A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo!

E a palavra faz-se vida e Palavra
Uma Biografia
Por Ricardo Henrique, coordenador diocesano do Ministério Renasem Bahia

O texto que o Cardeal Martini escreveu nos mostra que a tradição cristã propõe um modo prático de entrar em contato com Deus, através de sua Palavra Sagrada fazendo a Lectio Divina. A leitura orante da Palavra de Deus só veio entrar verdadeiramente no meu coração na etapa propedêutica, quando fazia a Lectio Divina às cinco horas da manhã com o intenso incentivo do formador no ano de 2003.

O Cardeal Martini aponta-nos o homem de oração como aquele que tem um carinho, cuidado e zelo legível pelas palavras contidas na Bíblia, sendo o cristão um ser que ama a Igreja, precisa aprender ainda mais escutar a Palavra através de um silêncio espiritual e meditativo. A experiência constante com a Sagrada Escritura deve proporcionar-nos um amadurecimento claro ante a fides qua, ou seja, a fé que eu professo na Revelação de Deus.

Para realizar uma coerente reflexão da Bíblia é preciso colocar-se em espírito de oração, pois, a Palavra tem a capacidade de penetrar o coração de todo ser humano, possibilitando ao mesmo tempo, conhecer melhor à pessoa de Deus. E é, por isso, que a Bíblia deve está encarnada na vida do povo de Deus. O Cardeal Martini em uma frase resume o sentido que a leitura da Palavra possui, cito-o: “Lectio é a leitura contínua de todas as Escrituras, em que sistematicamente se lê, se estuda e medita, se compreende e saboreia cada livro e cada uma das suas seções (....)”.

No texto de Manucci, o enfoque em relação ao sentido e o valor da Palavra de Deus é abordado em vários aspectos, tendo como base a etimologia do que é a palavra. Em uma visão particular, a palavra é um ato lingüístico formidável que auxilia na construção da identidade do homem e da mulher, tendo a capacidade de transmitir e informar acontecimentos, mas também pode expressar os sentimentos (verbaliza). A palavra é carregada de sentidos, por isso que ela é: Simbólica (símbolo); Significativa (signo) e Comunicativa, que se expressando na fala ou na escrita registra características e traços de um povo.

Na análise lingüística, o desenvolvimento de uma língua dar-se-á através da teia de relações que o homem mantém uns com os outros, mas ao mesmo tempo, a palavra proferida por cada um de nós pode ser bendita e maldita, assim Paulo falou à comunidade de Tiago: Da mesma boca saem benção e maldição (Tg 3, 1-l0).

Por tanto, através da leitura do texto do Cardeal Martini, Manucci, e as exposições nas aulas, hoje percebi que realmente a Palavra de Deus tem um lugar sincero e primordial na minha caminhada cristã, tentando aplicá-la sempre na minha vocação, família, pastoral, área humana e afetiva. A minha maior preocupação em relação à Sagrada Escritura, é que eu lendo-a, nem sempre me deixo ser possuído pelas belas verdades que ela comunica sobre DEUS.

Um comentário:

Anônimo disse...

COMENTARIO BEM COERENTE, PARABÉNS PELO BELO ESCRITO. ESPERO QUE TENHAMOS SEMPRE ESCRITOS ASSIM NA CAMINHADA DOS CRISTÃOS.