MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

sábado, setembro 09, 2006

191 ANOS DO SEMINÁRIO SÃO JOÃO MARIA VIANNEY, DA ARQUIDIOCESE DE SALVADOR


Foi realizada, no dia 03/08 (domingo), uma grande festa, com muita gente bonita oriunda de várias paróquias da Arquidiocese de Salvador; familiares dos seminaristas e muitos amigos, marcaram presença.

Foi inaugurado o Brasão do Seminário, comemorando seus 191 anos de história de formação presbiteral na Bahia. Desde 1815, este Seminário vem sendo o "Coração da Diocese", formando e trazendo para o anúncio do Evangelho, padres "Segundo o Coração de Deus".



Foi um dia de muita música, filmagem, fotografias, discontração e reuniu todo corpo seminarístico do Seminário Central São João Maria Vianney e o Centro Vocacional Dom Lucas, que acolhe os Propedêutas, jovens que fazem a primeira experiência de seminário e estudam para o ingresso na universidade.

Marcou presença o nosso Cardeal, Dom Geraldo Majella Agnelo, seus Bispos auxiliares - Dom Josafá Menezes, Dom Petrini e Dom Gregório -, e muitos padres de nossa Arquidiocese.
Essa foi uma big festa com muita música, comida, barracas típicas: tudo da melhor qualidade e com uma boa estrutura.



"Toda ação formativa é desenvolvida visando a pessoa do formando, superando os riscos da massificação ou da despersonalização", por isso é que sempre somos motivados a uma abertura para a formação e muitos são os que colaboram para esta formação, como terapêutas, padres, orientadores espirituais, professores e uma hiper infraestrutura para melhor nos servir. Contudo, a visita ao seminário de amigos, colegas, paróquias e de todo povo da diocese, foi para nós uma alegria e uma oportunidade de trazê-los ao nosso meio e de nos conhecer mais.




"Esta é a missão do seminário: formar padres, segundo o coração de Deus, para anunciar com verdade e fidelidade, A Palavra. O padre é para o povo, como o povo é para Deus".

Nenhum comentário: