MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

sábado, novembro 25, 2006

Filosofia na Bahia em alta


XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, Salvador, BA ·
23/10 a 27/10

Os Encontros Nacionais de Filosofia da ANPOF permitem reunir pesquisadores do Brasil inteiro, com plena tolerância epistemológica e, ao mesmo tempo, com a devida exigência de qualidade dos trabalhos. Este é um espaço privilegiado de reflexão e produção acadêmica, além de excepcional ocasião formadora, de sorte que têm grande papel no fortalecimento da comunidade filosófica nacional.

Todos os interessados na produção filosófica de qualidade em nosso País, apresentando ou não algum trabalho, puderam inscrever-se para participar do Encontro. Além disso, professores e alunos de pós-graduação também participaram da ANPOF.

Em nosso penúltimo Encontro, também realizado em Salvador (aliás, com grande sucesso), tivemos cerca de 780 comunicações (30 minutos cada) e de 130 palestras (60 minutos), além de 5 mesas plenárias e vários mini-cursos, bem como rica programação cultural.

Tudo se repetiu com um número de participação maior, ofereceu à comunidade filosófica nacional um encontro representativo do melhor da produção filosófica de todo nosso País, além de termos contado com presença expressiva de conceituados pesquisadores nacionais e internacionais.

Os Encontros têm assim crescido ao longo dos anos, mas sempre cuidamos para que sejam apresentados trabalhos originais e com rigor acadêmico compatível com o nível de estudos de pós-graduação. A ANPOF sempre tem conseguido garantir a presença dos bons pesquisadores, das referências mais importantes de nossa área, ao tempo que não descuida do espaço (mediante seleção por seus GTs e programas) para apresentação e debate da nossa melhor produção docente e discente em pós-graduação.

O Encontro foi marcado também pela cultura bahia, com muitas apresentações artísticas, comidas típicas, presença de grandes livrarias e muito mais. É claro, que nós, seminarisatas, filósofos e teológos, estavámos presente, construindo conhecimento.

I Simpósio de Filosofia da Faculdade São Bento

Também, a Faculdade São Bento, mantida e dirigida pelo Mosteiro de São Bento, idealizou o I SIMPÓSIO BAIANO DE FILOSOFIA, que contempla também a Editoração e publicação das Conferências apresentadas pelos pesquisadores convidados o que possibilitará a repercussão do Simpósio para além das fronteiras do Estado da Bahia, atingido um público mais amplo em todo o Brasil.

A organização do I SIMPÓSIO BAIANO DE FILOSOFIA é uma iniciativa da Faculdade São Bento e conta com relevante apoio institucional do Mosteiro de São Bento da Bahia, da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia - SECTI, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB.

Nenhum comentário: