MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

domingo, março 11, 2007

Direção Espiritual com Pe. Fábio de Mello, SCJ

Realidades essenciais e acidentais

Onde é que você gasta o seu tempo? No que é essencial ou acidental em você? Onde é que você derrama a sua vida?Amar é doer o tempo todo. Você ama um filho e sabe que ele precisa ir para a escola, mesmo que ele fique lá gritando e você saia chorando, porque ele precisa se desprender de você.Na minha infância, eu fazia xixi na calças na escola só para ir para casa ficar com minha mãe. Até que no quarto dia a professora disse que tinha providenciado uma cuequinha. Ali foi o momento em que eu aprendi a perder.Você, mãe, tem dor de parto para trazer seu filho ao mundo. Mas você vai parturiar esse menino o tempo todo. Mãe que não sabe perder não sabe educar o filho. Digo tudo isso para falar da sarça ardente e da ordem de Jesus sobre a travessia à nossa conversão.Moisés reconhece a missão de levar o povo a passar pelo deserto. E vê uma sarça que queima sem se consumir. Mas ele tem consciência de aquele momento é acidental em sua vida. Deus poderia ter se manifestado de outra forma. Acidental é aquilo que poderia ser diferente, que não faz falta, que com a ausência a vida continuaria do mesmo jeito. Voltamos à música. "Eu só peço a Deus que a dor não me seja indiferente, que a morte não me encontre um dia solitário sem ter feito o que eu queria".A morte teria encontrado Moisés se ele pensasse que na sarça ele tinha visto tudo. Deus não nos entrega nada para que morra, mas para ser multiplicado. Qualquer experiência humana não termina ali, mas sempre tem um algo mais.Sarças podem arder tanto para encantar, como para desesperar. Quando você viveu aquele momento de dor e disse que era demais, que não iria suportar. "Não vejo outra perspectiva, não vejo solução". Mas você desafiou-se e não ficou parado com a sarça. A vida, às vezes, nos faz parar para ver a sua beleza, mas também a sua tragédia. E nada pode nos parar. É a junção do calvário e sepulcro vazio que dão sentido à nossa vida. O que vai fazer a diferença é o modo como você encara o momento que vive.

A vida é inteligente o tempo todo. A morte é um processo natural de dar lugar ao outro. Está certo que a gente ama, mas você não pode ficar parado. Não pare naquele momento, porque o definitivo é destrutivo sempre. O definitivo chama-se inferno e quem cai no definitivo corre o risco da arrogância. Amor sobrevive daquilo que não sabemos do outro, mas desconfiamos, estamos descobrindo a cada dia. "Essa festa está tão boa que eu não queria que acabasse". Mentira. Já está na hora de ir embora. O resto da vida é tempo de demais. O pôr do sol só é bonito porque está acabando. Se não fosse passageiro não iríamos prestar atenção, pois estaria ali toda hora.Deus nos indica um caminho a percorrer. O que Jesus nos fala é: "Corra atrás do que está em você. Dentro de você há tantos lugares para chegar, tanto pôr do sol. No lugar da trovoada também ter pôr do sol". Você não nasceu para o definitivo das tragédias. Religião é antes de qualquer coisa a mistura do sagrado e divino em nós. Conhece o que você é, porque assim você saberá trabalhar melhor com você. A gente quer conhecer o outro, mas não quer conhecer a gente mesmo. É luta o tempo todo. Você vai ver o que é atraente, mas também os seus espinhos. E faz a experiência de caminhar no deserto e ir além.E se Jesus perguntar quem é você? O que você tem feito da sua vida? O que você tem permitido que os outros façam da sua vida? O que na sua vida é essencial? Onde você gasta os seus dias, as suas horas?A gente está lidando o tempo todo com abelhas que nos rondam o tempo todo para extrair alguma coisa de nós. O que sai? Mel ou fel? É muito fácil produzir mel quando tudo está favorável a nós. Mas o desafio estar em dar testemunho da nossa fé quando tudo está desarrumado e proclamar nossa fé naquele que nos fez "descer da árvore".

Você quer ser feliz, acertar, mas corre o risco de chegar lá e dar conta de que não deu certo. Só chega lá quem toma a disciplina de não desistir.O que você gostaria de fazer? O que você gostaria de sonhar diferente? Se hoje você morresse, quais sonhos morreriam juntos?Só sobrevive no deserto quem se planeja para fazer uma travessia segura. A coisa mais fácil é perder o rumo da vida gente. Basta uma luz no foco errado. Cuidado com tudo aquilo que brilha demais, que é muito artificial. Fogos de artifício são passageiros, temporários.Nunca vi um rapaz chorando porque não ganhou o iate que queria. Mas já vi muitos rapazes chorando sem terem coragem de contar que queriam se sentir amados. A falta de amor faz chorar, destrói. Amor é essencial. E muitas vezes nos prendemos para dar aos filhos o que é acidental. A gente só consegue suportar a travessia do deserto se estivermos agrupados. Ninguém chega no céu ou no inferno sozinho. Sempre é agrupado. Essa música é diferente da outra e nos dá esperança: "Eu preciso de Ti, meu Senhor. Quero caminhar contigo e não mais andar sozinho. Eu preciso de Ti".Se quiser ir longe segure nas mãos desse Deus que se oferece na Eucaristia. Transcrição: Maurício RebouçasFotos: Natalino Ueda

--------------------------------------------------------------
Padre Fábio de Melo, scj
Padre que evangeliza como cantor, compositor, escritor e apresentador do programa "Direção espiritual" na TV Canção Nova.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário: