

MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC
quarta-feira, abril 18, 2007
25 Anos do Ministério Renasem no Brasil

Renasem Bahia em Fraternidade

O Brasil se alegra com a chegada do Papa Bento XVI
Bento XVI virá ao Brasil por ocasião da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (9 a 14 de maio de 2007).
Programação: ITÁLIA
Quarta-feira, 9 de maio de 2007- 09h – Partida do aeroporto internacional Leonardo Da Vinci de Roma/Fiumicino para São Paulo/ Guarulhos BRASIL Guarulhos (São Paulo) - 16h30 –
Chegada ao aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos. CERIMÔNIA DE BOAS VINDAS no aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos. Discurso do Santo Padre.- 17h30 – Traslado de helicóptero do aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos ao aeroporto do Campo de Marte em São Paulo. - 18h – Chegada no aeroporto do Campo de Marte em São Paulo. Saudação das autoridades locais.
- 18h10 – Traslado em papamóvel do aeroporto do Campo de Marte ao Mosteiro de São Bento em São Paulo. São Paulo - 18h45 – Chegada ao Mosteiro de São Bento em São Paulo. Saudação e benção ao povo da sacada do Mosteiro de São Bento em São Paulo.
Quinta-feira, 10 de maio de 2007-
8h – Santa Missa em caráter privado na capela do Mosteiro de São Bento em São Paulo. - 10h30 – Transferência em carro do Mosteiro de São Bento ao Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. -
11h – VISITA DE CORTESIA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. - 12h – Traslado de carro do Palácio dos Bandeirantes ao Mosteiro de São Bento em São Paulo. - 12h30 – Chegada ao Mosteiro de São Bento em São Paulo. Breve encontro com os representantes de outras confissões cristãs e de outras religiões no Mosteiro de São Bento em São Paulo.
- 13h15 – Almoço com a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com os membros da Comitiva papal no Mosteiro de São Bento em São Paulo. - 17h30 – Traslado em carro do Mosteiro de São Bento ao Estádio Municipal do Pacaembu (Paulo Machado de Carvalho) em São Paulo. - 17h50 – Chegada ao Estádio Municipal do Pacaembu (Paulo Machado de Carvalho) em São Paulo.
- 18h – ENCONTRO COM OS JOVENS no Estádio Municipal do Pacaembu (Paulo Machado de Carvalho) em São Paulo. Discurso do Papa. - 20h – Traslado em carro do Estádio Municipal do Pacaembu (Paulo Machado de Carvalho) ao Mosteiro de São Bento em São Paulo. - 20h30 – Chegada ao Mosteiro de São Bento em São Paulo.
Sexta-feira, 11 de maio de 2007
- 8h30 – Traslado em carro do Mosteiro de São Bento ao Campo de Marte em São Paulo. - 9h – Chegada ao Campo de Marte em São Paulo. Volta em papamóvel entre os fiéis. - 9h15 – Chegada à Sacristia junto ao palco no Campo de Marte em São Paulo.
- 9h30 – SANTA MISSA E CANONIZAÇÃO DO BEATO FREI GALVÃO no Campo de Marte em São Paulo. Homilia do Santo Padre. - 11h45 – Retorno à sacristia. - 12h – Traslado de carro do Campo de Marte ao Mosteiro de São Bento em São Paulo. - 12h15 – Chegada ao Mosteiro de São Bento em São Paulo. - 15h40 – Despedida do Mosteiro de São Bento em São Paulo. - 15h45 – Traslado de carro aberto do Mosteiro de São Bento à Catedral da Sé em São Paulo.
- 16h – ENCONTRO COM OS BISPOS DO BRASIL na Catedral da Sé em São Paulo. Discurso do Santo Padre. - 17h15 – Traslado em papamóvel da Catedral da Sé ao Campo de Marte em São Paulo. - 17h45 – Chegada ao aeroporto do Campo de Marte em São Paulo. Saudação das autoridades locais. 18h – Partida em helicóptero do aeroporto do Campo de Marte em São Paulo para Aparecida.
Aparecida - 19h – Chegada ao heliporto do Santuário de Aparecida. Saudação das autoridades locais. Traslado em carro aberto ao Seminário “Bom Jesus” de Aparecida. - 19h30 – Chegada ao Seminário “Bom Jesus” de Aparecida.
Sábado, 12 de maio de 2007
- 8h – Santa Missa em caráter privado na Capela do Seminário “Bom Jesus” de Aparecida. - 09h30 – Traslado em carro do Seminário “Bom Jesus” de Aparecida à Fazenda da Esperança em Guaratinguetá.
Guaratinguetá
- 10h30 – Chegada à Fazenda da Esperança em Guaratinguetá. VISITA À IGREJA DA FAZENDA DA ESPERANÇA em Guaratinguetá. Saudação do Santo Padre. - 10h45 – ENCONTRO COM A COMUNIDADE DA FAZENDA DA ESPERANÇA em Guaratinguetá. Discurso do Santo Padre. - 11h45 – Traslado de carro da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá ao Seminário “Bom Jesus” em Aparecida.
Aparecida - 12h45 – Chegada ao Seminário “Bom Jesus” de Aparecida. Almoço com a Presidência da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe e com os membros da Comitiva Papal no Seminário “Bom Jesus” de Aparecida. - 17h45 – Traslado em carro aberto do Seminário “Bom Jesus” ao Santuário de Aparecida.
18h – Chegada ao Santuário de Aparecida. REZA DO SANTO ROSÁRIO E ENCONTRO COM OS SACERDOTES, RELIGIOSOS, RELIGIOSAS, SEMINARISTAS E DIÁCONOS na Basílica do Santuário de Aparecida. - 19h30 – Traslado de carro do Santuário de Aparecida ao Seminário “Bom Jesus”. - 19h45 – Chegada ao Seminário “Bom Jesus” de Aparecida. Domingo, 13 de maio de 2007 - 9h15 – Traslado em carro aberto do Seminário “Bom Jesus” ao Santuário de Aparecida. - 9h30 – Chegada ao Santuário de Aparecida. Volta em carro aberto entre os fiéis. - 9h45 – Chegada à Sacristia ... junto ao pódio sobre o pórtico do Santuário de Aparecida.
- 10h – SANTA MISSA de inauguração da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe na Praça de frente ao Santuário de Aparecida. Homilia do Santo Padre. REZA DO REGINA COELI. Palavras do Santo Padre. - 12h15 – Retorno à Sacristia. - 12h30 – Traslado em carro do Santuário de Aparecida ao Seminário “Bom Jesus”.
- 12h45 – Chegada ao Seminário “Bom Jesus” de Aparecida. - 15h45 – Traslado em carro à Sala de Conferência do Santuário de Aparecida. - 16h – Chegada à Sala de Conferência do Santuário de Aparecida. SESSÃO INAUGURAL DOS TRABALHOS DA V CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE na Sala de Conferências do Santuário de Aparecida. Discurso do Santo Padre. - 17h30 – Traslado em carro Sala de Conferências do Santuário de Aparecida ao Seminário “Bom Jesus”.
- 17h40 – Chegada ao Seminário “Bom Jesus” de Aparecida. - 18h20 - Despedida do Seminário “Bom Jesus” de Aparecida. - 18h30 – Traslado de carro do Seminário “Bom Jesus” ao heliporto do Santuário de Aparecida. - 18h40 – Chegada ao heliporto do Santuário de Aparecida. Saudação das autoridades locais.
- 18h50 – Partida de helicóptero do heliporto do Santuário de Aparecida ao aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos. Guarulhos/ São Paulo - 19h40- Chegada ao aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos. CERIMÔNIA DE DESPEDIDA do aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos. Discurso do Santo Padre.
- 20h15 – Partida do aeroporto internacional de São Paulo/Guarulhos para o aeroporto de Roma/Ciampino. Segunda-feira, 14 de maio de 2007 Roma/Ciampino ITÁLIA - 12h45 Chegada ao aeroporto de Roma/Ciampino.cancaonovanews.com - a melhor forma de se informar
A Voz do Pastor:
* * *Queridos irmãos e irmãs!Desde os tempos mais antigos a liturgia do dia de Páscoa começa com as palavras: Resurrexi et adhuc tecum sum - ressuscitei e estou sempre contigo; pusestes sobre mim a tua mão. A liturgia vê nisto a primeira palavra do Filho dirigida ao Pai depois da ressurreição, depois da volta da noite da morte no mundo dos vivos. A mão do Pai sustentou-O também nesta noite, e assim Ele pode levantar-se, ressuscitar.A palavra encontra-se no Salmo 138 e ali tem inicialmente um significado distinto. Este Salmo é um canto de admiração pela onipotência e onipresença de Deus, um canto de confiança naquele Deus que jamais nos deixa soltar das suas mãos. E suas mãos são boas mãos. O orador imagina uma viagem através de todas as dimensões do universo - que lhe acontecerá? «Se subir aos céus, lá Vos encontro, se descer aos infernos, igualmente. Mesmo que me aposse das asas da aurora, e for morar nos confins do mar, mesmo aí, a Vossa mão me conduz, e a vossa destra me segura.
Uma porção da Graça de Deus dada no Renasem Nacional de Rio Bonito -RJ
UMA PALAVRA DE ALERTA...

Ricardo Henrique - Salvador Bahia Brasil
27/03/07
Em vista da discussão que foi criada em rela a carta do Papa Bento VI o Jornalista Boechart, na programação ao vivo da Band News criou uma "muvuca" afirmando que o Bento XVI classificou o segundo casamento como uma "praga". Ouvindo a notícia percebeu que o repórter diante de uma leitura propedêutica disse que o Papa afirmou algo de forma que não condizia com o Cristianismo.Obs.: O repórter fez questão de afirmar que ele era uma pessoa que não tinha nenhum contato com a esfera religiosa, logo "não busca relação com Transcendente".
Vejamos o que diz a Encíclica:
"Se a Eucaristia exprime a irreversibilidade do amor de Deus em Cristo pela sua Igreja, compreende-se por que motivo à mesma implique, relativamente ao sacramento do Matrimônio, aquela indissolubilidade a que todo o amor verdadeiro não pode deixar de anelar.(91) Por isso, é mais que justificada a atenção pastoral que o Sínodo reservou às dolorosas situações em que se encontram não poucos fiéis que, depois de ter celebrado o sacramento do Matrimônio, se divorciaram e contraíram novas núpcias. Trata-se dum problema pastoral espinhoso e complexo, uma verdadeira praga do ambiente social contemporâneo que vai progressivamente corroendo os próprios ambientes católicos".
Diante da afirmação do documento, vejamos a definição de praga no dicionário Aurélio:
"1.Imprecação de males contra a alguém ou algo; maldição. 2. Grande desgraça, calamidade. (....) 4. Nome comum a insetos e/ou doenças por eles provocadas, que atacam plantas e animais".
Analisando o modo da linguagem, frente à tradução feita, a palavra "praga" na Encíclica não chama o segundo casamento de praga, mas classifica como praga "a atitude perigosa" que a contemporaneidade vem levando em relação ao sacramento do matrimônio. Isso porque, o número de pessoas que se divorciam está cada vez crescente, e é isso que o Papa vem apresentar a sociedade. Sabemos que as pesaoas podem se casar com quem elas queiram, mas a Igreja orienta que o matrimônio seja um ato de profunda consciência, daí surge também o valor profundo pela família.
A afirmação de Boechart, não condiz com a afirmação do Papa Bento XVI, pois o Vaticano não afirma a segunda união como uma praga, mas sim o pensamento cruel que penetra na sociedade corroendo as estruturas da doutrina.
Agora vemos a mídia entrevistando Boff, e destacando-o como um pensador que discorda Igreja, por ter o pensamento teológico na linha da teologia da libertação.
É interessante observarmos que a teologia da libertação era vista como um pensamento que não gosta do Papa. Será? A teologia da libertação não gosta da Igreja Católica Romana? Roma é uma ameaça aos teólogos da teologia da libertação, na América Latina? Com certeza não, pois a teologia tem profundas reflexões positivas para a Igreja Católica, pois temos, inclusive, dois documentos importantíssimos sobre a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: Libertatis Nuntus e Libertatis Constientia, documentos 84 e 86.
Observem a divulgação da entrevista de Boof, pela Band:
“Discurso recente do Papa é assunto do Canal Livre”.
23/03/2007 15:55
Os rumos e desafios da Igreja Católica. O Canal Livre deste domingo discute o último documento divulgado pelo Vaticano, que provoca polêmicas entre os cristãos, no momento em que o Brasil se prepara para a visita do Papa Bento XVI, em abril.Os jornalistas da Band ouvem especialistas de várias tendências e recebe Leonardo Boff, principal nome da Teologia da Libertação, um ponto de discórdia no Vaticano.Não perca essa polêmica discussão no Canal Livre deste domingo, às 23h30, logo após a série "De volta aos anos 70".
(FONTE:<http://www.band.com.br/canallivre/conteudo.asp?ID=30218&CNL=1>)
Enfim, diante de tantos acontecimentos que marcam a vida da Igreja, não devemos perder de vista que há um setor da mídia querendo espalhar de qualquer jeito cizânia entre setores que existem na igreja. O teólogo não deve esquecer jamais que também ele é membro do povo de Deus, deve nutrir-lhes respeito, e esforçar-se por dispensar-lhe um ensinamento que não venha a lesar, de modo algum, a doutrina da fé (INSTRUÇÃO SOBRE A VOCAÇÃO ECLESIAL DO TEÓLOGO:Congregação para Doutrina da Fé). É uma pena que na vida, algumas pessoas são usadas como “bode expiatório”, outras analisam os fatos com mais cuidado. O interessante é que na entrevista de Leonardo Boff na Band, ninguém foi chamado para falar em nome da Igreja. Que covardia da mídia!
ESTA CHEGANDO... RENASEM REGIONAL 2007
