MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

quarta-feira, abril 18, 2007

UMA PALAVRA DE ALERTA...

Cuidado: A mídia gosta de espalhar cizânia sim!!!!!!!
Ricardo Henrique - Salvador Bahia Brasil
27/03/07

Em vista da discussão que foi criada em rela a carta do Papa Bento VI o Jornalista Boechart, na programação ao vivo da Band News criou uma "muvuca" afirmando que o Bento XVI classificou o segundo casamento como uma "praga". Ouvindo a notícia percebeu que o repórter diante de uma leitura propedêutica disse que o Papa afirmou algo de forma que não condizia com o Cristianismo.Obs.: O repórter fez questão de afirmar que ele era uma pessoa que não tinha nenhum contato com a esfera religiosa, logo "não busca relação com Transcendente".
Vejamos o que diz a Encíclica:
"Se a Eucaristia exprime a irreversibilidade do amor de Deus em Cristo pela sua Igreja, compreende-se por que motivo à mesma implique, relativamente ao sacramento do Matrimônio, aquela indissolubilidade a que todo o amor verdadeiro não pode deixar de anelar.(91) Por isso, é mais que justificada a atenção pastoral que o Sínodo reservou às dolorosas situações em que se encontram não poucos fiéis que, depois de ter celebrado o sacramento do Matrimônio, se divorciaram e contraíram novas núpcias. Trata-se dum problema pastoral espinhoso e complexo, uma verdadeira praga do ambiente social contemporâneo que vai progressivamente corroendo os próprios ambientes católicos".
(Fonte: http://www.vatican.va/phome_po.htm)

Diante da afirmação do documento, vejamos a definição de praga no dicionário Aurélio:
"1.Imprecação de males contra a alguém ou algo; maldição. 2. Grande desgraça, calamidade. (....) 4. Nome comum a insetos e/ou doenças por eles provocadas, que atacam plantas e animais".

Analisando o modo da linguagem, frente à tradução feita, a palavra "praga" na Encíclica não chama o segundo casamento de praga, mas classifica como praga "a atitude perigosa" que a contemporaneidade vem levando em relação ao sacramento do matrimônio. Isso porque, o número de pessoas que se divorciam está cada vez crescente, e é isso que o Papa vem apresentar a sociedade. Sabemos que as pesaoas podem se casar com quem elas queiram, mas a Igreja orienta que o matrimônio seja um ato de profunda consciência, daí surge também o valor profundo pela família.

A afirmação de Boechart, não condiz com a afirmação do Papa Bento XVI, pois o Vaticano não afirma a segunda união como uma praga, mas sim o pensamento cruel que penetra na sociedade corroendo as estruturas da doutrina.

Agora vemos a mídia entrevistando Boff, e destacando-o como um pensador que discorda Igreja, por ter o pensamento teológico na linha da teologia da libertação.
É interessante observarmos que a teologia da libertação era vista como um pensamento que não gosta do Papa. Será? A teologia da libertação não gosta da Igreja Católica Romana? Roma é uma ameaça aos teólogos da teologia da libertação, na América Latina? Com certeza não, pois a teologia tem profundas reflexões positivas para a Igreja Católica, pois temos, inclusive, dois documentos importantíssimos sobre a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: Libertatis Nuntus e Libertatis Constientia, documentos 84 e 86.

Observem a divulgação da entrevista de Boof, pela Band:

“Discurso recente do Papa é assunto do Canal Livre”.
23/03/2007 15:55
Os rumos e desafios da Igreja Católica. O Canal Livre deste domingo discute o último documento divulgado pelo Vaticano, que provoca polêmicas entre os cristãos, no momento em que o Brasil se prepara para a visita do Papa Bento XVI, em abril.Os jornalistas da Band ouvem especialistas de várias tendências e recebe Leonardo Boff, principal nome da Teologia da Libertação, um ponto de discórdia no Vaticano.Não perca essa polêmica discussão no Canal Livre deste domingo, às 23h30, logo após a série "De volta aos anos 70".
(FONTE:<http://www.band.com.br/canallivre/conteudo.asp?ID=30218&CNL=1>)

Enfim, diante de tantos acontecimentos que marcam a vida da Igreja, não devemos perder de vista que há um setor da mídia querendo espalhar de qualquer jeito cizânia entre setores que existem na igreja. O teólogo não deve esquecer jamais que também ele é membro do povo de Deus, deve nutrir-lhes respeito, e esforçar-se por dispensar-lhe um ensinamento que não venha a lesar, de modo algum, a doutrina da fé (INSTRUÇÃO SOBRE A VOCAÇÃO ECLESIAL DO TEÓLOGO:Congregação para Doutrina da Fé). É uma pena que na vida, algumas pessoas são usadas como “bode expiatório”, outras analisam os fatos com mais cuidado. O interessante é que na entrevista de Leonardo Boff na Band, ninguém foi chamado para falar em nome da Igreja. Que covardia da mídia!




Nenhum comentário: