MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

sábado, fevereiro 10, 2007

Um pouco sobre nós...

A Renovação Carismática Católica -RCC- movimento eclesial da Igreja Católica, que procura levar as pessoas a uma profunda experiência do Amor de Deus, se organiza através de coordenações e de ministérios, sendo um desses, o ministério para seminaristas, RENASEM.
Este Ministério é o meio pelo qual a RCC procura dar um apoio, no que lhe compete, aos seminaristas que comungam da espiritualidade de tal movimento eclesial, ou seja, é um ministério prestado aos futuros sacerdotes da Igreja.
O que nos motiva a este ministério é a exortação apostólica Pastores Dabo Vobis, de João Paulo II, quando ele nos exorta: os movimentos e associações "podem e devem contribuir para a formação dos candidatos ao sacerdócio, em particular daqueles que procedem da experiência cristã, espiritual e apostólica dessas entidades agregadoras"(PDV 68). Ele continua a nos ensinar que "o sacerdote pode, encontrar num movimento, a luz e o calor que o tornam capaz de fidelidade ao bispo, pronto para incumbências da instituição e atento à disciplina eclesiástica".
Portanto, o Ministério Renasem é uma via de graça para os seminaristas que comungam da espiritualidade da RCC e que quer pelo testemunho e pela unidade crescer e aperfeiçoar a vida espiritual, através da oração, da partilha, da vida litúrgica e da escuta à Palavra de Deus. O Ministério Renasem não quer tirar do seminarista ou do padre a espiritualidade diocesana, religiosa ou de qualquer outra instituição, mas quer, apenas Renovar pelo Espírito Santo a vida espiritual e vocacional pelas fontes de onde se originou muitas dessas vocações.

Nenhum comentário: