MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

sábado, agosto 26, 2006

PENSAMENTO FILOSÓFICO


Aristóteles
Pensamento escrito por Osnir Brandão, seminarista do Seminário São João Maria Vianney, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, é Bacharel em Filosofia e atualmente cursa Bacharelado em Teologia na Universidade Católica da Bahia

Na antiguidade, surgiram na Grécia novos centros de civilização, primeiro nas ilhas e, depois, no continente. Nessa última região, habitavam primitivamente os lendários pélagos. A partir de 2.000 a.C., levas de povos indo-europeus, em sucessivas migrações, conquistam os primeiros grupos desconhecidos de habitantes com os quais se miscigenaram, estabelecendo os fundamentos de uma cultura Neolítica bastante desenvolvida: aqueus, jônicos, eólios e, por volta de 1.200/1.100 a.C., os dórios.

As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança. Por conseguinte, as doutrinas éticas não podem ser consideradas isoladamente, mas dentro de um processo de mudança e de sucessão que constitui propriamente a sua história.(VÁSQUEZ. 1970.p.267).

Neste sentido, é importante lembrar que a cultura grega é marcada pela forte crença nos deuses e na ação humana, com um forte destaque marcante para a mitologia.O povo grego é uma nação que deu uma grande importância às coisas espantosas e assim reverenciando os acontecimentos da natureza, isto é, nesta cultura há uma grande presença do sagrado como meio de explicar o universo e a natureza humana. A partir deste ponto de vista devemos encarar a história da filosofia grega como o processo de racionalização progressiva da concepção religiosa do mundo implícito nos mitos.
Como afirma Lima Vaz, que o ethos é co-extensivo à cultura significa afirmar a natureza essencialmente axiogênica da ação humana, seja como agir propriamente dito (práxis), seja como fazer (poíesis). Neste sentido, O dualismo estrutural da ação mostra uma distância ineliminável que nela se estabelece entre o conteúdo e a significação, entre o dado e a intenção, entre o determinismo imanente ao objeto da ação e o finalismo do agente.

Osnir Brandão dos Santos

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