MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

sábado, agosto 12, 2006

Pensamento Teológico



O Pecado Original
Pensamento Teológico escrito pelo seminarista, João Carlos dos Santos Pestana, do Seminário Arquidiocesano São João Maria Vianney, de São Salvador da Bahia

A Estrutura e a Tradição da Igreja não cessam de recordar a presença e a universalidade do pecado original na história do homem. Portanto, todos os homens estão implicados no pecado de Adão, em virtude da unidade do gênero humano, assim como todos estão implicados na justiça de Cristo."Pela desobediência de Adão, o pecado entrou no mundo" RM 5.19.
Pela desobediência de um só homem entrou o pecado e a morte no mundo, "assim a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram" Rm 5.12. "Assim como da falta de um só homem resultou a condenação de todos os homens, do mesmo modo a obra de justiça de um só (a de Cristo) resultou para todos, a justificação que traz a vida" Rm 5.18. O pecado afeta a humaniodade inteira, ou seja, afeta a naturaza humana que vai sendo transmitida em um estado decaído. E o pecado será transmitido por propagação à humanidade inteira; isto é, pela transmissão de uma natureza humana privada de santidade e de justiça. Este pecado é denominado, de maneira analógica e é um pecado contraído, e não cometido. É um estado, e não um ato. Por essa razão a Igreja ministra o batismo para a remissão dos pecados, mesmo as crianças que não cometeram pecado pessoal.
O batismo ao conferir a vida da graça de Cristo, apaga, portanto, o pecado original e faz o homem voltar-se para Deus. Porém, permanece as consequências deste pecado na natureza fragilizada, enfraquecida. Permanece no homem a inclinação para o pecado, ou seja, para o mal.
Pelo pecado a natureza humana não é totalmente corrompida: ela é lesada em suas forças naturais, submetidas à ignorância, ao sofrimento e ao ímpito da morte. É inclinada ao pecado e esta propenção ao mal é chamada de concupiscência e é ela que faz com que o homem seda aos desejos, cometendo assim o pecado.

Nenhum comentário: