MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

sábado, agosto 26, 2006

PENSAMENTO VOCACIONAL

"PASTORES SECUNDUM DEI COR"
Estamos no mês vocacional, o qual se revela um momento propício para a escuta da Palavra de Deus. Toda a Igreja é chamada a essa escuta, mas de modo particular nós, que somos chamados a encarnar a vontade de Deus com a totalidade da nossa vida.

Desse modo, a liturgia da quarta-feira da 20a. Semana do Tempo Comum (Ano Par), parece-nos mais que pertinente para este tempo e 'espaço' em que nos situamos. Na 1a. leitura lemos a profécia de Ezequiel (34,1-11) escutamos muitas queixas de Deus: "Ai dos Pastores de Israel, que apascentam a si mesmos!" Eles se aproveitam das ovelhas, bebendo o seu leite e vestindo a sua lã, mas não as apascentam. Deus angustiado, por ver suas ovelhas dispersarem-se por falta de pastores, promete:"Vede. Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas"(11).

No Evangelho (Mt 20,1-16a), Jesus conta a história do patrão que saiu desde a madrugada até o final do dia contratando trabalhadores para a sua vinha. Essa atitude revela a pressa de Deus, tal qual de um Deus apaixonado por suas ovelhas. E nós somos aqueles que foram contratados na última hora, porque nós somos o tempo presente e Ele é a última hora.

Em nós, Deus realiza a sua promessa de tomar conta das suas ovelhas, por isso, precisamos formar-nos pastores segundo o coração de Dele, que deseja que a ovelha fraca seja fortalecida; a doente, curada; a extraviada, recuperada e aperdida, encontrada.

Oxalá aqueles que nos serão confiados, para que possam cantar como salmista: "Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!" (Sl 22/23-24), porque precisamos ser a imagem de Deus.

Pensamento vocacional escrito pelo seminarista do Seminário São João Maia Vianney da Arquidiocese de Salvador na Bahia, é estudante do curso de bacharelado em Teologia e é o responsável, juntamente com outros, pela Pastoral Vocacional de salvador.

Nenhum comentário: