MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

sábado, agosto 26, 2006

Edição Especial III - RENASEM BAHIA

VOCAÇÃO: Uma vida feita oferta
Irmãos,

Cada vez que reflito sobre o mistério do chamado que Deus faz aos homens, descubro algo fascinante: que vocação é antes de tudo e acima de tudo uma solicitude para com Deus, ou seja, é ser maleável como a argila que está completamente à mercê da vontade do oleiro.

Este convite profundo à solicitude e à disponibilidade parece estar implícito em todo chamado que Deus faz ao homem: à Abraão diz “saia da tua terra, do meio dos seus parentes e da casa de teu pai, e vá para a terra que eu te mostrarei” (Gn 12,1). Isaías ouve o apelo de Deus: “Quem vou enviar? Quem irá de nossa parte?”.E ele responde: “aqui estou, envia-me”(Is 6,8). Maria ouvindo do anjo a vontade de Deus responde: “Eis, aqui, a serva do Senhor. Cumpra-se em mim conforme a vossa palavra”(Lc 1,38). Nestes chamados pelo menos duas coisas ficam evidentes para nós: a primeira delas é que Deus não diz para onde iremos, apenas nos convida para uma saída completa de nós mesmos como ocorreu com Abraão. A segunda é que para o seguimento é preciso uma profunda confiança naquele que nos chama e aqui vemos a fé inabalável de Isaías e o grande coração de Nossa Senhora.Quão Grande não deve ser o coração para realizar tamanha entrega.

Deus sempre quer lembrar para nós que ‘entregar tudo’ significa, de fato, ‘entregar TUDO’. Ás vezes não somos tão solícitos, mas lembremo-nos do que disse o profeta Jeremias: “Tu me seduziste Senhor, e eu me deixei seduzir. Foste mais forte do que eu e venceste”. Foi preciso que ele se entregasse por inteiro para que sua vocação desabrochasse por completo. Deus seduziu o nosso coração, ou seja, nos tornou maleáveis como argila e se ainda não somos tão solícitos assim ele faz em nós uma fogueira em nosso interior que nos desmorona. Ele trava uma luta contra nós e acabamos por nos entregar, então ele nos conquista e ficamos seduzidos por Ele e como é boa essa sedução!!!

Irmãos, vale a pena dar tudo a Deus. É bom ser bom e é bom ser de Deus. Entreguemos tudo a ele, pois o que poderemos está perdendo? Nada perderemos, já que “quem a Deus tem, ainda que tudo perca, nada lhe falta, pois só Deus basta”.

Nenhum comentário: