MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

domingo, outubro 15, 2006

Ministério Cristo Sacerdote - Bahia



MINISTÉRIO CRISTO SACERDOTE
ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

Por Padre Rutinaldo Gonzaga - Coordenador do Ministério

“Cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição” (2 Pd 1,10).

Reverendíssimo padre e irmão no Sacerdócio, estimado irmão e amigo Seminarista, Graça e Paz!

Na manhã do dia 30 de Setembro do ano corrente, o Ministério Cristo Sacerdote da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, esteve reunido no CVDL (Centro Vocacional Dom Lucas Moreira Neves), promovendo o seu primeiro encontro Arquidiocesano, o qual contou com a presença de alguns sacerdotes, diáconos, e também do Coordenador Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica, Fábio André.
Neste, tiveram a oportunidade de reavivar em seus corações a chama do Espírito de Deus recebida na Ordenação e, em muitos, a oportunidade de um profundo mergulho nos dons do Espírito, onde tivemos a alegria de vislumbrar um bonito retorno espiritual as fontes, de maneira equilibrada e madura, permitindo um reavivamento interior, um retorno ao primeiro amor, experiência semelhante àquela que fizera no Seminário de Vida no Espírito, onde foram “Batizados no Espírito Santo”, ou seja, receberam a “Efusão no Espírito Santo”.

Assim, motivados pela Palavra de Deus: “Cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição” (2 Pd 1,10), estes Homens do Altar e do Mistério tiveram a oportunidade de, inebriados pela graça de Deus, reconhecer que são semelhantes a “vasos de argila, que trazem dentro de si grandes tesouros” (2 Cor 4,7) e isto lhes possibilitou a discernir que, vivendo a espiritualidade do Padre diocesano, a do “Cristo Bom Pastor”, (cf. Jo 10,10-11) precisam pelo fascínio do Evangelho e pelo entusiasmo do Espírito, que “faz novas todas as coisas” (Ap 21,5b), darem um passo, ou um mergulho, para “águas mais profundas” (cf. Lc 5, 1-11), não ficando presos, isto é, fechados em si mesmos, mas buscando uma unidade/comunhão e fraternidade, dentro do Ministério Cristo Sacerdote, que não anula a espiritualidade do Padre diocesano, mas realiza uma complementaridade:

Neste sentido, busca-se no horizonte da complementaridade, no interior do presbitério e como serviço à totalidade do presbitério, tem todo o seu sentido e importância os diversos modos de associação entre os presbíteros para o crescimento no cultivo da resposta ao chamado recebido de Deus. Assim o expressa o Concílio Vaticano II: “Merecem alta estima e diligente promoção às associações que, com estatutos reconhecidos pela autoridade competente e por um acertado e convenientemente experimentado plano de vida e de assistência fraterna, estimulam a santidade dos sacerdotes, dentro do exercício do ministério, num esforço de, assim, servir a toda a Ordem dos Presbíteros” (PO, 8c; cf. M. BUVINIC MARTINIC. Apud. O Sacerdote, dom de Deus. Ed. Loyola, São Paulo, Brasil, 2004, p. 48).

Assim sendo, foi reconhecendo o valioso Dom e Vocação a que o Senhor Deus os escolheu, os formou e os enviou a ser no mundo Alter Christi, que possibilitou este encontro, onde puderam partilhar da sua espiritualidade a nível pessoal e comunitário: seja na oração pessoal, no presbitério ou na vivência pastoral, como “pastor e guia de um rebanho”. Ora, por serem vistos como Homens do Altar e do Mistério, não querem se conformar com uma vida espiritual individualista, onde apenas servem aos fiéis, mas querem, mediante a possibilidade que a Igreja o oferecem, poder partilhar da sua vida e do seu ministério com os irmãos que participam do Ministério Cristo Sacerdote e também com os que se sentirem abertos e motivados a viverem este desafio, conforme salienta os objetivos do ministério.

Vejamos:
I - Promover a unidade dos padres que seguem a espiritualidade da Renovação Carismática Católica;
II – Levar a mesma para outros que ainda não a conhecem;
III - Cultivar a espiritualidade (RCC) sem perder a sua identidade no serviço à Igreja;
IV – Promover participação e comunhão com outros padres que vivenciam outra espiritualidade dentro da Igreja;
V – Incentivar a formação de grupos de Partilha e de Oração.
Chegando a este momento, só temos um sentimento no coração: "Dar-te-ei graças, Senhor, meu Deus, de todo o coração, e glorificarei para sempre o Teu nome!" (Sl 86,12), por ter permitido a nós a realização deste encontro, cujo faz nascer para nós uma caminhada de muitos outros.
Salvador, 12 de Outubro de 2006.Na Solenidade de Nossa Senhora AparecidaPe. Rutinaldo dos Santos Gonzaga.

Nenhum comentário: