MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

segunda-feira, outubro 02, 2006

MINISTÉRIO RENASEM - "No mês das Missões, queremos ser para o povo futuros Sacerdotes e dignos Ministros do Altar!"


Santa Terezinha do Menino Jesus


Por Fernando Pereira

Seminarista Propedêutico 2006 – Centro Vocacional Dom Lucas – Salvador Bahia

"No coração da Igreja serei tudo, serei o amor"

Estando Jesus ressuscitado vivo, certamente mora em diversos lugares e é muito possível encontrar o seu endereço. É claro, há lugares privilegiados onde pode ser encontrado. Penso especialmente na Eucaristia e no Evangelho, mas me pergunto se daria imediatamente esses dois endereços a quem não tivesse uma experiência de Deus e me confessasse seu desejo de "ver" o Cristo. Ler o Evangelho, talvez, não seria a primeira coisa a fazer, mas também não é a última! Creio que se Jesus está vivo pode ser encontrado em lugares também muito especiais: Que tal, em alguns homens santos?

Se Tereza de Lisieux ainda estivesse viva, eu aconselharia a todos aqueles que querem fazer uma experiência com Deus a se voltar para esta ‘freirinha’ que tratava nosso Senhor com tanta doçura e que fugia do sofrimento que ela mesma viveria se ferisse o coração do seu amado. A morte de Terezinha, de forma alguma, se torna empecilho para que sua vida seja um dos mais belos meios para que se viva uma experiência de Deus. Ela muito cedo teve a certeza de que "sua morte prematura não seria uma aposentadoria antecipada".Teve consciência de que voltaria à terra pois não morria, entrava mais uma forma de estar mais próxima do amado e assim iniciar mais uma linda e profunda etapa de missão:"NÃO SEI DO FUTURO: ENTRETANTO SE JESUS REALIZAR MEUS PRESENTIMENTOS, PROMETO CONTINUAR SENDO SUA IRMÃZINHA LÁ EM CIMA. NOSSA UNIÃO, LONGE DE SE ROMPER, TORNA-SE-A MAIS ÍNTIMA, ENTÃO, NÃO HAVERÁ MAIS CLAUSTRO, NEM GRADES EM MINHA ALMA, POIS SINTO PROFUNDAMENTE QUE MINHA MISSÃO VAI COMEÇAR; DE FAZER COM QUE AMEM A DEUS COMO EU AMO, DE DAR MINHA PEQUENA VIA ÀS ALMAS. SE DEUS ATENDER OS MEUS DESEJOS, MEU CÉU VAI SE PASSAR NA TERRA, ATÉ O FIM DO MUNDO".

Eis a resposta do anseio de Terezinha em viver todas as vocações, porém sempre a decisão do Bom Deus em sua vida tinha mais valor. Descobriu que o Senhor somente queria que no coração da igreja ela fosse tudo, sendo o AMOR. Através desse amor nossa Santinha vive todas as vocações e assim passou o seu curto tempo de vida enclausurada, mas sua clausura não foi um obstáculo para que seu exemplo de vida tocasse muitos corações. Santa Terezinha defendia que a santidade pode ser alcançada por qualquer pessoa, por meio de pequenos atos num aperfeiçoado espírito de amor a Deus.

Todos os gestos e sacrifícios ela oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da igreja. Esteve sempre como criança para o Pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do menino Jesus e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual, pois tinha se dado conta que a vida é um curto instante para dá-lo ao Bom Deus. Com isso colocou sua vida a total disposição daquele, o qual ela tinha como única razão de toda sua existência. Eis em Terezinha um grande modelo de santidade e de seguimento ao Cristo, pelo fato de reconhecer em Deus a presença de um Pai cheio de misericórdia chegou a conclusão de que iria fazer apenas uma coisa: COMEÇAR A CANTAR O QUE DEVERIA REPETIR ETERNAMENTE "AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR".

Através da vida de Terezinha somos inseridos em um grande desafio: desmanchar tanto em nossas mentes quanto na dos irmãos, a imagem de um Deus carrasco ofendido pelas ingratidões de seus filhos, e assim construir a de um Pai misericordioso cheio de amor que não quer viver sem eles. Está em nossas mãos, de como Terezinha TER e LEVAR, ou melhor, IRRADIAR o Deus Misericordioso por todo o mundo. Que o Bom Deus alimente em nossos corações o desejo de viver como Santa Terezinha do Menino Jesus, e que em nosso estado, em nossa condição, possamos ser instrumentos para que muitos conheçam e experimentem o Deus que a todo o momento disponibiliza seu amor e sua divina misericórdia.

Nenhum comentário: