MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

domingo, outubro 15, 2006

Seminaristas Renasentistas do Seminário de Salvador participam de Movimentos Culturais

De 06 à 08 seminaristas e estudantes de diversas universidades da cidade de Salvador se uniram com o Movimento dos Mártires de Canudos para realizar a Celebração dos Mártires que ocorre todos os anos à beira do açude do Cocorobó no local que ocorreu a sangrenta Guerra de Canudos, a mais de cem anos. Esta celebração foi marcada pela visita a diversos lugares que marcaram a guerra.
Este é o arco de entrada do Museu Histórico de Canudos.












As apresentações do Grupo de Teatro Santos em Cena, dos seminaristas do Seminário São João Maria Vianney, são marcadas pelo teatro de rua, pelo circo e pela vivência sertaneja, que busca resgatar os valores da simplicidade do povo sofrido pela seca e pelo esquecimento do governo, mas que têm uma fé intensa em Deus. As apresentações têm sempre a Imagem de Anjos e de Nossa senhora, como a intercessora dos pobres e traz também, a figura do Diabo, que sempre quer destruir Canudos e o povo sertanejo, ainda nos dias atuais.

Os seminaristas Diocesanos de Salvador liderados pelo então seminarista e participante da Formação Artístico-Cultural do Seminário São João Maria Vianney, Jailson Jesus, atual coordenador estadual do Ministério Renasem. Este vem contribuindo com a formação levando muitos a terem contatos com outras experiências de fé e de religiosidade, de cultura e de conhecimento histórico do nosso Brasil. Junto a ele, participaram muitos seminaristas do Ministério Renasem de Salvador e outros que pertencem ao mesmo seminário.



Jailson Jesus traz em seu curriculum formação artística e psicodramáturga. Todos os anos, juntamente, com o grupo de teatro do seminário, Santos em Cena, liderado pelo mesmo, cria espetáculos para serem apresentados durante o período que lembra a Guerra de Canudos, mas, sobretudo para apresentar em Canudos, Euclides da Cunha e outros lugares do Sertão da Bahia. Desta vez, o Grupo de Teatro Santos em Cena, terá uma temporada de apresentações no Teatro Villa Velha, em Salvador, durante o mês de novembro, todas as quartas e quintas às 19h.






Você que está por perto e quer valorizar este trabalho, compareça! Os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro. É uma oportunidade de ver a história religiosa e social do nosso povo, e ao mesmo tempo prestigiar o talento dos Seminaristas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Nenhum comentário: