MINISTÉRIO RENASEM SALVADOR BAHIA - RCC

Sejam Bem-Vindos! "Fazemos parte do Ministério de Seminaristas que comungam do carisma da RCC e juntos nos unimos através do retiro RENASEM para orarmos, reavivarmos a nossa fé, vocação e vivermos este carisma - Em particular, somos do Estado da Bahia e desejamos chegar ao coração das Dioceses do país com a nossa fraternidade e oração vivendo intensamente o processo formativo em nossos seminários".

segunda-feira, outubro 02, 2006

Testemunhos de Renasentistas

TESTEMUNHO DOS PARTICIPANTES:

Gilmar Soares Martins

Seminarista Diocesano de Montes Claros – MG
Cursa o 4º. Ano de Teologia
“Este é o meu quinto renasem e na fé cheguei aqui. Só vim porque o pessoal de Belo Horizonte fez uma promoção de R$ 60,00 a passagem, caso contrário não teria condições de vir. São 37 horas de viagem da minha casa até aqui. Algumas pessoas me ajudaram, afinal, Deus cuida de nós. Até agora já pude colher de Deus muitos direcionamentos para minha vida vocacional, formação, curas e libertações. Peço a Deus força e fé para que possa viver tudo o que experimentei aqui!
Estou a cada dia e a cada Renasem convencido de que vale a pena dar passos na fé, ser doação, renunciar, sacrificar, morrer por causa de Jesus e dos irmãos. O que sei é que preciso primeiro fazer a vontade de Deus em minha vida, não há outro sentido para viver”.

Fabrício Ferreira Espinato
Seminarista Diocesano de Campos – RJ
Cursa o 3º. Ano de Teologia
“Este é o quarto renasem que participo, a semente está sendo lançada, agora espero que a Palavra de Deus possa crescer e se fortalecer em meu coração, para enfim, colher os frutos que o renasem deixou em minha vida. Desejo que Nosso Senhor Jesus Cristo permaneça conosco durante toda essa nossa caminhada vocacional, como também, durante toda a nossa vida. E que Ele continue realizando maravilhas nos seus amados servos que se deixam tocar por Ele e são dóceis a ação do Espírito Santo. Pude ver neste Renasem o poder de Deus agindo e tocando a vida dos irmãos e realizando maravilhas no meio de todos!”

Irmão Gregório Maria Beckhauser
Congregação da Família Monástica (Fraternidade de Jesus)
Cursa a Teologia
“Este é o meu 1º. Renasem e estou gostando muito. Fui convidado e ajudado economicamente pela RCC do estado de SC a quem agradeço pelo apoio. Peço a Deus a santificação do nosso coração para que sejamos padres segundo o seu próprio coração”.

Augusto Fagnê Araruna Paixão
Diocese de Caruaru – Pernambuco
2º. Ano de Filosofia
“Este é o primeiro renasem nacional que participo, antes havia participado do regional- nordeste que aconteceu em Garanhuns (Pernambuco).
Confesso que este renasem, acima de tudo, foi providência de Deus, pois até o dia 25 de dezembro não sabia se viria, mas Deus em todo momento provou que era vontade Dele que eu estivesse aqui. É claro que por ser uma viagem tão longa, tornou-se cansativo, porém os laços de amizade construídos superaram todo e qualquer problema, valeu a penas, faria tudo novamente. Até agora tenho feito experiência do reavivamento dos meus carismas e com isso tenho o desejo de me doar cada vez mais nesta vocação. Poderia dizer que seria muito injusto se falasse apenas uma única coisa que teria me tocado, pois tanto as palestras, como as adorações, missas, confissões, tudo tem sido para mim momentos valorosos. Testemunho para vocês que vim com o desejo de tomar uma importante decisão em relação à vinha vocação, pois estava pensando em deixar o seminário, e agora termino este renasem com o desejo de amadurecer, renovar, doar minha vida, ser verdadeiramente um sacrifício para Jesus”.

Pe. José Carlos Ferreira Santana
Pe. Diocesano – Arquidiocese de Salvador – BA
“Participo do Renasem desde 1994 quando ainda era seminarista e depois disso sempre que pude me fiz presente. O Renasem é um avivamento, por isso, mesmo depois de sacerdote continuo participando, pois me sinto livre para rezar e colocar a espiritualidade da Renovação. Fazer o retiro do clero não é a mesma coisa; as palestras aqui são excelentes e os momentos de orações são riquíssimos. Em contato com os outros padres de SE, surgiu o anseio de fazer um retiro para sacerdotes da BA e SE para colocarmos em prática esta espiritualidade e também dar a possibilidade de outros sacerdotes também conhecerem esta espiritualidade que aqui vivenciamos. Sinto a ausência dos Bispos e acho que eles deveriam conhecer o Renasem para valorizar mais esses seminaristas que aqui se encontram, e acima de tudo, valorizar esta espiritualidade que aqui se pratica e que nos leva cada vez mais a vivenciarmos os sacramentos. Peço a Deus que reafirme o meu lema de ordenação: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo” (Jô 21, 17). Que me faça voltar a este primeiro amor”.

Pe. Vânio da Silva
Natural de Camburiú – SC
Ordenado padre em 17/05/2003
Pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus em Florianópolis
“Fui coordenador estadual do renasem entre os anos de 1996 e 2000. O Renasem é um momento de bonita comunhão fraterna, de renovação espiritual, de experimentar a presença de Deus. O Renasem é a manifestação do Sonho de Deus. Pelo Renasem a vontade de deus se revela a muitos seminaristas. O Renasem despertou em mim a alegria diária por amar a Deus em favor dos irmãos”.

Pe. Akácio Ney F. Pinto, SAC
Natural do Rio de Janeiro
Palotino
“O Renasem significa em minha vida vocacional um momento especial de veavivamento da minha entrega ao Senhor, tanto na vida consagrada como agora no ministério sacerdotal. O Renasem é um reinflamar do dom da vocação que recebi de Deus.
Meus irmãos seminaristas, o plano de amor de Deus para nossas vidas é algo estupendo! Busquem, alicerçados na misericórida de Jesus e orando no Espírito, realizar tudo para a glória do Pai e par a o crescimento da Igreja. Não deixem para amanhã a vivencia radical da santidade! Seja santo hoje! Um homem de deus, cheio do Espírito Santo no corpo e no coração, que chama esta ação do Espírito de Deus na própria vida e na vida dos irmãos do seminário. Fiquem com as benção de Deus”.

Francisco Reinaldo
Arquidiocese do Rio de Janeiro
3º. Ano de Teologia
"Renasem constitui-se em uma atividade “obrigatória” na minha caminhada. Parece inevitável que, durante o ano no seminário, nós nos desgastemos, enfraqueçamos e até mesmo experimentamos momentos de dores, fracassos, derrotas e desânimo. Face a esse grandioso desafio que é seguir a Cristo bem de perto, o Renasem representa para mim o grande momento de restauração, de renovação, até mesmo de ressurreição da vontade de consagrar-me por inteiro a Cristo, no sacerdócio. Portanto, este retiro, seja nacional seja regional, é em minha vida o tempo forte da ação graciosa de Deus que, no amor do Filho e na unção do Espírito Santo me habilita sempre de novo a caminhar firme no caminho a que Ele me chamou para trilhar".

Vanderlei Barcelos
3º. Ano de Teologia
Diocese de Novo Hamburgo – RS
"O Renasem exerce grande importância em minha caminhada vocacional. O Renasem é uma contribuição para permanecermos na proposta da Igreja, na fidelidade a vontade do Pai. A obra Renasem vai além do retiro, a comunhão aqui concretizada se estende além do local do retiro, criamos uma comunhão fraterna!"

Pe. Rinaldo Rezende Cardoso
Arquidiocese de Aracaju – SE
"Participei do Renasem de 1998 e 1999 ainda como seminarista e depois fui para a Itália estudar, mas continuei participando de um grupo de oração na Casa da Canção Nova em Roma, agora retornando ao Brasil como Presbítero volto a participar do Renasem. É interessante voltar ao Renasem, pois quando se vai para um retiro do clero, há toda uma preocupação com as instalações, aqui se vem desprendido de tudo, pois sabemos que as coisas são bem mais simples e se vem realmente para encontrar com Jesus Cristo simplesmente. Aqui se vive a espiritualidade na essência. Quando me deparo com essa quantidade de seminaristas sinto uma profunda alegria por saber que o Espírito Santo chama quem ele quer para vir aqui e se encontrar com Jesus, a alegria é maior, pois eu também faço essa experiência do encontro, a minha vida é uma providencia divina, estava muito tempo fora do Brasil, sentia um esfriamento na espiritualidade da renovação e tenho sentido esse chamado de Jesus para que me fortaleça nele".

Nenhum comentário: